Páginas
- Início
- Tv Vaticano
- Tv Católica/ Notícias
- Liturgia Diária
- Santo do Dia
- Consagração
- Novenas
- Documentos para Download
- Festas Marianas
- Ordens Religiosas
- Novena: Mãos Ensaguentadas de Jesus
- Novena: Divino Pai Eterno
- Novena: Nsª Srª de Fátima
- Novena: Nsª Srª Aparecida
- Acenda uma vela a Nsª Srª de Fátima
- Envie a Rosa de Sntª Terezinha
- Sagrado Coração de Jesus
- Basílica de São Pedro(Internamente)
- Via Sacra 2015
- III Via Sacra Comunitária com GOMF(GRUPO DO OFÍCIO MULHERES DE FÉ)
- Dia Internacional das Mulheres | P.M.N.S.F.I.
- Slide em honra ao Dia Internacional da Mulher
- :: História das Aparições de Fátima ::
- :: Documentos da Igreja ::
Total de visualizações de página
Pedidos de Oração!
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
São José e o Natal
São José e o Natal: A provação de São José e sua aceitação.
De acordo com os costumes da época o matrimônio israelita era constituído por dois atos distintos: esponsais e núpcias.Assim, ao afirmar que Maria "estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, Ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo", o Evangelista situa o momento da Encarnação do Verbo no período posterior à cerimônia do compromisso, mas antes de Maria ir habitar na casa do esposo.
José então foi dormir com a disposição de no dia seguinte partir às ocultas. Então um anjo do Senhor lhe aparece em sonho e diz:"José, filho de Davi não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque Ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados" (Mt 1, 20-21).
Por ocasião da Encarnação o anjo revela que Maria será a Mãe de Jesus por obra do Espírito Santo, sem concurso humano. Começava aí a provação de São José.
.jpg)
Alguns meses depois, eram visíveis os sinais da gestação do Menino Jesus. Contudo, Ela nada disse ao esposo. E ele nada perguntou...
São José era justo, frisa o Evangelista. E diante dessa Virgem que lhe fora dada como esposa, tomou uma atitude humilde e admirativa. A santidade da Virgem Maria era inquestionável. Todavia, também evidente e inexplicável era a realidade. Ele compreendeu que se deparava com um mistério e aceitou sem reparos os desígnios divinos que não entendia.
E, diante do inexplicável, José quis fugir, abandonando a esposa grávida, subtraindo-se assim às obrigações impostas pela Lei. Deste modo, assumiria sobre si a infâmia de ter abandonado sem motivo a esposa inocente e o futuro filho. Foi esta a sua escolha.
Bem se compreende que ele tenha resolvido abandonar Maria "em segredo", a fim de pô-La a salvo de qualquer suspeita. Mas, por que ocultar-Lhe essa decisão? Somente um extremo de delicadeza pode nos explicar esse silêncio: receava colocar sua Esposa na contingência de expor-lhe aquele mistério que ele, por humildade, julgava não ser digno de conhecer.

As palavras do anjo a São José confirmavam de modo irretorquível estar se cumprindo naquele momento a profecia feita por Isaias "Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho..." (Is 7, 14).
Bem podemos imaginar que, vencida a provação, ao acordar de manhã foi São José logo adorar a Jesus Cristo no seu primeiro e mais santo Sacrário: Maria Santíssima. Deus tinha Se encarnado e ali estava, sob sua guarda! Ele já não mais poderia olhar para Nossa Senhora sem adorar o Deus-Menino entronizado naquele incomparável Tabernáculo.
Sem dúvida São José, depois de atravessar, com admirável paz de alma, um terrível e lancinante sofrimento, teve a consolação de, depois da Santíssima Virgem, ser o primeiro adorador do Deus Encarnado.
-> Editado por Propagação da Mensagem de Nossa Senhora de Fátima em Itaporanga
Assinar:
Postagens (Atom)